segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Aos meus familiares, amigos e demais concidadãos residentes em Quelimane, gostaria em meu nome pessoal e em consideração ao respeito que nutrem por mim, de pedir a vossa atenção ao que se segue:



Conheço o amigo @ Manuel de Araújo há sensivelmente 22 anos (1989). Fomos colegas de turma no Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI) e enquanto estudantes do ISRI partilhamos o mesmo quarto (camarata) na residência universitária. Araújo para além de colega era e é meu amigo e com ele partilhei bons e maus momentos. Como qualquer ser humano tem virtudes assim como tem defeitos e talvez um dos seus maiores “defeitos” seja o de defender afincadamente o desenvolvimento de Quelimane e da Zambézia em geral mesmo consciente da sua qualidade de cidadão de um único e mesmo país. De início não o entendia e pensava que esta sua atitude fosse derivada das atitudes peculiares e da cultura localista (Gabriel Almond e Sidney Verba) que era muito característico de cada um de nós que vínhamos de fora da Cidade de Maputo. Um ano depois conheci a Cidade de Quelimane e pude testemunhar a frustração e decepção das pessoas com a sorte que os acompanhava: diziam-me nessa altura, as pessoas, que Quelimane tinha sido outrora uma cidade linda e próspera mas que passou gradualmente a ser uma cidade esquecida e votada ao total abandono. Para mim continuava a não dizer muita coisa pois acabara de conhecer a cidade e não sabia, de facto, como ela tinha sido no passado e também porque receava ser catalogado de saudosista numa época em que falar bem do passado não era muito bem aceite ou entendido. Passaram-se os anos e voltei a visitar Quelimane em 2005, quando fui eleito deputado da Assembleia da Republica, e, dai em diante fui várias vezes a Quelimane. Estranhamente a frustração e a decepção que outrora me parecera alheia passou a fazer parte do meu ego e passei a não entender o porquê daquela cidade estar no estado de penúria e pobreza. É um facto que a pobreza seja uma realidade no nosso país mas o estado de abandono, de sujeira, de estradas esburacadas, de total desconforto como a Cidade estava e continua a estar votada, fazia-me sentir muito mal e cada vez que a visitava parecia que as coisas se agravavam. Este facto comoveu-me e revoltou-me profundamente. Até parecia que estávamos a ver um daqueles filmes americanos do velho far west quando mostravam aquelas cidades assombradas e abandonadas. Pensei para comigo, como podia estar a acontecer isso exactamente com a Cidade de Quelimane? Cidade que viu nascer tantos cérebros deste país. Por onde andaria, de facto, a auto estima dos munícipes de Quelimane?
Eis quando surge a polémica demissão dos Edis e Manuel de Araújo decidiu candidatar-se a presidência do Município. Filho da terra, com muita andança pelo mundo fora estudando e trabalhando, e que nos últimos anos decidiu voltar e investir aquilo que foi capaz de mobilizar no exterior e tudo com duas motivações: ganhar dinheiro e trazer emprego e prosperidade para a sua Zambézia. Entusiasmou-me bastante essa sua atitude e pensei para comigo mesmo: porquê não dar a oportunidade a este jovem de mostrar o que pode fazer para melhorar a vida dos cidadãos de Quelimane? Muitos questionaram a sua experiencia na governação municipal mas cá, entre nós, se não lhe dermos a oportunidade de provar a sua competência como teremos certeza das suas reais capacidades? Será que vocês ainda têm algo para perder caso arrisquem a confiar no meu amigo para governar convosco a vossa cidade? Penso que não. Sem querer alongar-me e porque sei que vocês já entenderam, vou directo ao que me moveu a escrever para vocês, a partir do meu confortável gabinete em Maputo, cidade onde moro e adoro e que passou a ser também minha cidade. Quero, portanto pedir-vos encarecidamente que no dia 7 de Dezembro depositem conscientemente o vosso voto no candidato @ Manuel de Araújo. Confesso-vos que se assim o procederem estarão a dar a oportunidade de serem felizes e melhor governados. Não se sintam inibidos, pois sei que muitos de vocês estão filiados noutros partidos diferentes do partido que suporta a candidatura do Manuel de Araújo. Não importa, pois, estou consciente que ele quer ser o presidente de todos os cidadãos de Quelimane e tudo vai depender da vossa atitude e decisão. Sejam felizes e não adiem por mais tempo esta oportunidade impar que esta ao vosso alcance.
Conto convosco.
Obrigado do fundo do coração, Ismael Mussá.


1 comentário:

  1. Estas eleicoes podem ser decivas para o fututo de Quelimane: Pelo que os municipes tem apenas duas opcoes: Continuidade ou alternativa.
    Dois momentos, apos as eleicoes nos esperam: Vinganca e isolamento politico social e ecomomico por parte do governo central em relacao a Quelimane e seus municipes, pelo facto dsres estarem a mostrar a cara e a apontar o dedo na ferida ebalancar o velho gigante dufante o periodo da pre-camplanha e actialmente: pela primeira vez na historia de Quelimane, funcionarios publicos estao livres de comentar e falar da oposicao, sem medo de represarias...
    Por outro lado, teriamos um candidato comprometido com a causa do povo e a tentar fazer de tudo para que os municipes encontrem seus anceios realizados. Uma especie de "confiaram em mim, entao vou entregar-me de corpo e alma para o bem desta cidade"....
    Neste caso, cabe ao cidadao quelimanence fazer sua escolha consciente...

    ResponderEliminar