segunda-feira, 4 de novembro de 2013


Carta de Compromisso do Candidato

 

Caros Munícipes, porquê “JUNTOS VAMOS MUDAR MAPUTO”?

 

Nos últimos anos muitas são as vozes que se levantam e reivindicam por uma melhor qualidade, celeridade e regularidade dos serviços prestados pelo Conselho Municipal da Cidade de Maputo. Os cidadãos exigem, cada vez mais e com razão, o cumprimento integral das promessas eleitorais feitas pelo actual Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Maputo.

 

É verdade que a situação vivida na Cidade de Maputo deve-se, em grande parte, à escassez de recursos financeiros e materiais que caracterizam o nosso Estado, mas não é menos verdade também que a forma como o actual elenco municipal faz a gestão da cidade tem legitimado o protesto e o descontentamento dos munícipes e portanto, cabe a cada um de nós, enquanto munícipes, dar o seu contributo na busca das melhores alternativas visando inverter o actual estado de coisas.

 

Por exemplo, a ausência de manutenções periódicas e de reabilitação de qualidade das nossas estradas; a gravíssima situação do congestionamento no tráfego rodoviário; o dilema dos transportes públicos; a ausência de alternativas de estacionamento na via pública; a deficiente recolha e tratamento de resíduos sólidos (lixo); a ausência de limpeza e manutenção periódica das valas de drenagem; a imundice e a ausência de um aproveitamento plausível da marginal da Costa do Sol; os cortes constantes nas vias públicas e sem reparação, em tempo útil; o parqueamento de sucatas em praça pública; as construções desordenadas; o desrespeito continuado e propositado das posturas camarárias; a proliferação desordenada de vendedores de rua e de mercados informais; o crescente número de crianças e adultos vivendo desamparados na rua; a ausência de uma política social municipal; a falta de criatividade na criação de novos e diversificados empregos; o desordenamento urbano, a crescente onda de criminalidade, entre outros problemas; são particularmente devidos à ausência de uma planificação rigorosa e racional que privilegie a alocação dos recursos financeiros e materiais existentes em áreas prioritárias de modo a solucionar definitivamente estes e outros problemas ou pelo menos a atenuar os seus efeitos nefasto na vida dos munícipes.

 

As enormes expectativas geradas pelas promessas eleitorais e não concretizadas pelo actual Edil, tal como está a acontecer neste momento, proporcionam e reforçam o descontentamento e o visível descrédito que caracteriza à actual governação autárquica na Cidade de Maputo.

 

Esta situação exige um debate aberto, franco e abrangente que, para além dos partidos políticos, envolva e mobilize, também, todos os cidadãos que queiram exercer a sua cidadania activa e queiram contribuir para novos caminhos capazes de relançar a esperança nos Munícipes, servindo-os condignamente; e DEVOLVENDO-LHES a CIDADE!


Portanto, o futuro da Cidade de Maputo depende não somente dos recursos financeiros e materiais disponíveis, mas também da nossa capacidade de análise, do nosso rigor, da nossa exigência, da nossa lucidez e do nosso desejo de gerir e de construir uma cidade para os munícipes.

 

É com este objectivo que, enquanto cidadão e munícipe desta cidade, candidato-me à Presidência do Conselho Municipal da Cidade de Maputo.

 

Duas razões levam-me a assumir esta candidatura. A primeira reside no facto de o Conselho Municipal da Cidade de Maputo, enfrentar graves problemas de carências e de gestão de infra-estruturas sociais e económicas básicas e, como é sabido, estes factores têm um impacto negativo na qualidade de vida dos nossos munícipes e portanto, é imprescindível que se verifique uma mudança real a qual só poderá acontecer com novos rostos, novas ideias e, por conseguinte, com uma nova mentalidade e com uma nova maneira de pensar na solução dos problemas que nos afectam enquanto munícipes. A segunda razão prende-se com o facto de a minha candidatura surgir em resposta à inúmeros pedidos feitos pelos cidadãos residentes na cidade de Maputo e desejosos de ver a capital do nosso país como uma cidade viável, limpa, segura, próspera e inclusiva.

 

Esta vontade dos cidadãos contribuiu sobremaneira para a minha decisão em aceitar o desafio de trabalhar para elevar a qualidade de vida dos nossos Munícipes e materializou-se através do convite que foi-me formulado por um grupo de cidadãos eleitores enquadrados num movimento independente e plural, denominado JUNTOS PELA CIDADE (JPC); pelo que gostaria de pôr ao serviço dos munícipes a minha longa e vasta experiência como gestor público e docente universitário na maior e mais antiga universidade do nosso país (UEM) e também a minha experiência como parlamentar nestes últimos 10 anos e deste modo contribuir para JUNTOS MUDAR MAPUTO.

 

O JPC é um movimento cívico constituído por cidadãos de diversas proveniências e convicções político-partidárias, preocupados com o estado do seu Município e com o crescente afastamento das pessoas da política partidária. Estes cidadãos pretendem trabalhar contra a resignação e contribuir para JUNTOS MUDAR MAPUTO e fazer com que Maputo seja: um município mais activo, participativo, responsável; das pessoas, das empresas e do ambiente.


O JPC afirma-se pela positiva, através de um Projecto Alternativo Independente e Inclusivo, que contribua para reforçar a identidade da Cidade de Maputo e apontar os seus principais desígnios, a construir com a maior participação possível, tendo como inimigo o estado depressivo e de atraso do desenvolvimento que o Município atravessa e como adversários a abstenção e a acomodação dos cidadãos.

O JPC pretende ser uma plataforma activa de Intervenção do cidadão e que assegure a continuidade da participação cívica e organizada do cidadão para além das eleições autárquicas.

O JPC reconhece e respeita os partidos políticos e a sua importância para a democracia, mas, porque entende que esta não se esgota neles, propõe-se a intervir activamente no fomento da participação do cidadão / democracia participativa e, utilizar as prerrogativas da lei, para apoiar e suportar a minha candidatura como candidato independente à Presidência do Conselho Municipal da Cidade de Maputo.

 

O JPC, tem como slogan da sua campanha: JUNTOS VAMOS MUDAR MAPUTO e como OBJECTIVOS ELEITORAIS somar e multiplicar votos, através do combate à abstenção e da mobilização dos que, não se acomodando perante o estado a que o Município chegou, se mostrem dispostos a trabalhar e a unir esforços para a recuperação e desenvolvimento sustentado do nosso Município, independentemente das opções político-partidárias de cada um.

 

Eu e o JPC, de mãos dadas com os munícipes da Cidade de Maputo, pretendemos fazer melhor, fazer mais com menos, potenciando os recursos disponíveis e captando outros, através de uma gestão transparente, responsável, eficiente e rigorosa e com sentido de Serviço público, planeada, orçamentada e avaliada em processos de democracia participativa e potenciando a cooperação intermunicipal.

Eu e o JPC assumimos o compromisso de trabalhar para fazer da CIDADE DE MAPUTO:
uma cidade viável, limpa, segura, próspera e inclusiva e onde interesse investir, se possa trabalhar, apeteça viver e dê prazer conhecer e visitar.

 

Eu e o JPC acreditamos que é possível mudar Maputo e com o seu VOTO, Maputo tornar-se-á num município de referência em termos de transparência, eficiência, responsabilidade, rigor e desenvolvimento.

 

Pedimos o seu VOTO para JUNTOS MUDAR Maputo.

 

Em anexo o nosso Manifesto Eleitoral e onde consta a nossa Visão, Missão e os Valores que perseguimos nesta longa e dura caminhada para JUNTOS MUDAR Maputo. Trata-se de um manifesto que resultou da contribuição das pessoas que residem nesta cidade, que falaram do seu dia-a-dia, dos problemas enfrentados nos seus bairros residências e dos desafios para transformar Maputo numa cidade, de facto, inclusiva, com infra-estruturas socioculturais e económicas acessíveis à TODOS

 

 

 

 

 

 

Atenciosamente,

 

Ismael Mussá

 

Sem comentários:

Enviar um comentário